terça-feira, 29 de março de 2011

Dublê de Corpo

"Eu sou a verdadeira linda mulher".

Com esta frase, a atriz e dublê de corpo Shelley Michelle recebeu uma ameaça de processo por parte do advogado de Julia Roberts, visto que a garota,  ao reivindicar que seu nome constasse nos créditos de Uma Linda Mulher (Pretty Woman, 1990), causou um certo alarde e um pouco de confusão na cabeça dos fãs da estrela.


Como a garota fitness estava querendo se lançar como atriz, muitos entenderam que ela estava usando seu trabalho de dublê de corpo para se promover.


Ela não tem uma beleza estrondosa, mas, justiça seja feita, seu corpo é esteticamente perfeito e a garota não tem marca alguma na pele.  Por esses motivos, ela foi muito requisitado para substituir as atrizes em cenas de nudez e sexo.

Segue abaixo uma pequena lista dos vários filmes em que a loira cedeu seu corpo para cenas em que o detalhe do corpo fazia parte do jogo caprichado de imagens. São cenas que vão desde àquela famosa descida do carro, em que se registra as pernas bem torneadas ganhando o solo, àquelas cenas em que as mulheres passam hidratantes pelo corpo após o banho. E por aí vai...

1- Midnight Blue (1997)
2- Sol Nascente (Rising Sun,1993)
3- Linda, Louca e Perigosa (Hexed, 1993)
4- Nails (1992)
5- Desejos (Final Analysis, 1992)
6- Unbecoming Age (1992) 
7- O Príncipe das Marés (The Prince of Tides, 1991)
9 - Uma Linda Mulher (Pretty Woman, 1990)
10- Overexposed (1990)
11- Minha Noiva é uma Extraterrestre (My Stepmother Is an Alien, 1988)

A bonitinha também é atriz e já concedeu entrevistas a vários programas de televisão.


Fatos como o acima se repetem nos bastidores do cinema.

Dizem que as insistentes declarações dadas pela jovem que substituiu a então menina Linda Blair, em O Exorcista (The Exorcist, 1973), nas cenas indiscutivelmente inadequadas para uma garotinha de 12 anos, além de ter criado muita especulação, prejudicou a atriz em sua indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.


Todos tinham como certa a premiação de Blair, mas o tumulto da dublê e, posteriormente, a reivindicação da também atriz Mercedes McBridge, que dublou a voz da menina nas cenas de possessão, de que seu nome fosse creditado na produção, fizeram com que a Academia freasse a intenção de destinar o prêmio a uma atriz-mirim de filme de terror. Com tanta conversa e controvérsia, talvez os membros da Academy Awards tenham optado por acreditar que a assustadora personagem Regan MacNeil foi o resultado de um conjunto de atuações e efeitos. Uma injustiça...

Nunca se provaram os fatos, mas o Oscar, naquele ano de 1974, terminou indo para as mãos de outra garotinha: Tatum O'Neal, que venceu  por sua atuação no filme  Lua de Papel (Paper Moon, 1973).

Agora, para provar que a vida imita a vida, temos ouvido as entrevistas da bailarina Sarah Lane, integrante do American Ballet Theatre, que foi a dublê de Natalie Portman em Cisne Negro (Black Swan, 2010). Conforme divulgação da Entertainment Weekly, a dublê afirma que a atriz realizou apenas 5% das cenas de dança do filme pelo qual ganhou o Oscar.


Sarah declarou: "Queriam criar essa ideia na mente das pessoas, que Natalie era um tipo de prodígio, ou muito dotada na dança, e que realmente trabalhou duro para se transformar em bailarina em um ano e meio para o filme, tudo basicamente pelo Oscar. É degradante para a profissão, não apenas para mim", insistiu.

Ainda bem que Portman já levou o Oscar para casa, mas alguém precisa contar para  a bailarina que o prêmio não foi concedido em virtude das cenas de dança. O trabalho de composição e a interpretação da personagem foram os trunfos da atriz.
.
Aproveitando a polêmica, vários sites têm divulgado imagens dessas belas garotas que emprestam seus atributos físicos para as estrelas.
.
A seguir, temos as outras gatas que substituem as atrizes nas cenas em que o corpo perfeito se faz necessário.

 Catherine Bell  - dublê de corpo em cenas de nudez
 .
 Kate Clark - dublê de corpo em cenas de nudez
 .
Alisa Hensley – belíssima e atleta, a loira substitui atrizes em cenas de ação
 .

LLeilani Munter – dublê de corpo em cenas de nudez
 .
Julie Strain – dublê de corpo em cenas de nudez e sexo (também atriz)
.
Rachel Carr – dublê de corpo de detalhes
.

3 comentários:

Flávio disse...

Oi Gilvan, brigadaozao por seu elogio lá no blog. Achei muito interessante seu artigo , e me pergunto: o que a dublê da Natalie Portman , em Cisne Negro, tá querendo com essa polêmica toda, sobre Natalie ter feito apenas 5% das cenas de dança. Será o mesmo que essa loira dublê da linda mulher quis...Digamos: seu próprio reality show, dinheiro , fama, posar nua, virar cantora...

Unknown disse...

muito interessante essa pagina, ficaria feliz em conter nvas novidade em meu facebook add ai andersonsoares_spfc1977@hotmail.com obrigado...

Gilvan disse...

Valeu, Anderson. Grato pelo comentário. Vou adicionar. Abraços.