terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cisne Negro

Quando fiz a postagem sobre o longa Cisne Negro (Black Swan, 2010), em dezembro de 2010, já existia um certo alarde sobre o filme aqui no Brasil, sendo uma pena que sua estréia tenha se postergado para o início deste fevereiro de 2011.

Menos mal que o lançamento tardio na Terra Brasilis tenha ocorrido, ao menos, algumas semanas antes antes da cerimônia de entrega do Oscar. Assim, poderemos assistir à premiação, entendendo a razão de esta impecável produção estar na lista de indicados.
.
Dirigido por Darren Aronofsky, do bem conceituado Réquiem para um Sonho (Requiem for a Dream, 2000), o filme nos apresenta a história de uma dedicada bailarina que se prepara para a montagem do clássico O Lago dos Cisnes, do compositor russo Tchaikovsky. Eficiente e perfeccionista, a garota se vê em dificuldades por não conseguir imprimir a sensualidade que o rigoroso diretor exigia em parte do espetáculo. Para complicar, ela fica sabendo que uma colega novata estava ensaiando o mesmo espetáculo para substituí-la em caso de alguma eventualidade. A garota não tinha a técnica e a precisão da protagonista, mas tinha a leveza e a sensualidade que o diretor tanto queria na sequência do Cisne Negro.
A partir de então, a tímida e infantilizada bailarina inicia um processo de libertação, confrontando sua mãe super-protetora e se desafiando junto à liberada colega de ballet.

A cena em que as garotas se pegam na cama é de uma ousadia poucas vezes vistas em filmes indicados ao Oscar. 
.
A protagonista é ninguém menos que a talentosa Natalie Portman, que estará adicionando mais um trabalho primoroso à sua equilibrada carreira. A antagonista é a interessante Mila Kunis, que deu o ar da graça no trêfego Max Payne (Idem, 2008). Completando o elenco, os poderosos Vincent Cassell (Irreversível / Irreversible, 2002), Wynona Ryder (Garota, Interrompida / Girl, Interrupted, 1999)  e Barbara Hershey (Uma Mulher Perigosa / A Dangers Woman, 1993).
A sempre agradável Portman, atriz de grandes sucessos como Closer -  Perto Demais (Closer, 2004),V de Vingança (V for Vendetta, 2006) e Star Wars II - Ataque dos Clones (Star Wars: Episode II - Attack of the Clones), admitiu em entrevista que  se candidatou ao papel sem ter noção do quanto seria difícil executá-lo. Ela teve um treinamento árduo de nove horas por dia,  durante algumas semanas, e disse que passou a valorizar mais o trabalho das bailarinas após sentir na pele o quão árduo é o ofício dessas mulheres que precisam se exercitar duramente para aparentar graça e leveza no palco. 
Sobre a ousada cena com a bela Mila Kunis, Portman declarou:  "Como traremos homens para assistir a um filme de ballet? Como levaremos mulheres para um filme de terror? E a resposta foi uma cena lésbica. Todo mundo quer ver uma cena de sexo lésbico".

Nota no IMDb: 8.5.
.

Destaque para vigorosa cena em que Portman encarna o Cisne Negro. Forte e visceralmente convicente.

Um comentário:

Flavio disse...

Oi Gilvan, o único se não ao filme, é Winona Ryder. Achei ela totalmente caricata. Ultimamente ela só faz papel de louca varrida - e chega a ser ridícula. O que achou...