sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Eu tive medo dela...

Resultado da Enquete!

Durante os meses de outubro, novembro e parte de dezembro, ficou no ar a enquete Eu Tive Medo Dela..., em que esteve disponível a votação para escolha da personagem feminina de cinema que mais te assustou. A seleção teve psicopatas, possuídas, mulheres histéricas e seres sobrenaturais. 
O rol de indicadas teve origem numa comunidade do Orkut, da qual eu participava e fazia críticas sobre filmes de terror. Não vou falar da comunidade, tampouco detalhar meu trabalho árduo de ter que escrever um artigo por semana (eu recebia e-mail's do moderador com cobranças de mais postagens, de mais debates, de mais participação, de mais polêmicas...). E lá ia eu escrever pelas madrugadas adentro para cumprir o "pacto dos lobos". Eu não ganhava nada - nunca pensei em ganhar nada com o prazer de escrever sobre filmes - mas achava que devia me submeter àquilo. Até então, era o meu contato com um grande público do cinema. Quanta bobagem... Deus me iluminou... E me libertou. Aleluia! (não virei evangélico, não, ok?). Sumi de lá e apaguei tudo - rs. Como foi uma época de vários filmes de terror juvenil depravado, sempre cheios de muito gore, imaginem sobre o que eu tive de deliberar nesse contexto...
Voltando ao assunto do post, acho que eu errei na questão de ter colocado uma ordem aleatória para as atrizes. Talvez devesse ter seguido uma ordem alfabética ou as épocas dos filmes. Por quê? De cara eu coloquei a Daveigh Chase, a intérprete da Samara Morgan de O Chamado (The Ring, 2002), e acredito que isto, em grande parte, garantiu a maior parte da votação para garota. O filme, um de meus favoritos, é um grande sucesso do cinema e, com relação aos demais, ele é mais recente, estando, desta forma, mais ávido na mente das pessoas.

Pois bem, já estou revelando. Com 44,44% dos votos, a malévola Samara Morgan (de Daveigh Chase) foi a escolhida para personificar aquela que deixou muita gente com medo.
Mas nem tudo foi só primeira vista, pois duas personagens de filmes que não são recentes, devido às suas marcas na galeria de personagens emblemáticos e assustadores, vieram na sequência  com empate técnico. Linda Blair com sua Regan MacNeil, de O Exorcista (The Exorcist, 1977), e Betsy Palmer, a Sra. Voorhees, de Sexta-Feira 13 (Friday the 13th, 1980).
A votação das demais foi baixa, mantendo a consagrada Kathy Bates, por Louca Obsessão (Misery, 1990), com sua densa personagem Anne Wilkes, no mesmo patamar de Christine, o carro assassino do filme homônimo, dirigido em 1983 por John Carpenter. Na realidade, a inserção de Christine e de Norma Bates foi só para descontrair, visto que as duas não foram interpretadas por atrizes. Pairam dúvidas sobre quem assumiu o posto na famosa cena do chuveiro de Psicose (Psycho, 1960), pois, em entrevista, Anthony Perkins garantiu que ele estava ausente do estúdio no dia dessa filmagem. Quem votou nelas, provavelmente, o fez por gozação.

Rebecca de Mornay, por A Mão que Balança o Berço (The Hands that rocks the gradle, 1992), e Glenn Close, por Atração Fatal (Fatal Attraction,1987) não receberam votos.

Um comentário:

Flavio disse...

Eu votei na Samara. Sei lá Gilvan, mas eu tenho um pouco de medo de terror oriental.Eles tem um lance particular , que assusta de verdade.