quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Cisne Negro

O longa Black Swan (2010) promete causar furor e deixar sua marca como um dos melhores filmes do ano, mesmo tendo seu lançamento no apagar das luzes de 2010.

Dirigido por Darren Aronofsky, do bem conceituado Réquiem para um Sonho (Requiem for a Dream, 2000), o filme nos apresenta a história de uma dedicada bailarina que se prepara para a montagem do clássico O Lago dos Cisnes, do compositor russo Tchaikovsky. Eficiente e perfeccionista, a garota se vê surpreendida com a a notícia de que teria uma rival, na realidade, outra jovem bailarina que estava ensaiando o mesmo espetáculo para substituir a estrela em caso de alguma eventualidade. 
A partir de então, surge um jogo manipulador e agressivo entre as duas garotas que, embora iniciem a relação como amigas, chegam às vias de fato num embate que já chocou platéias em diversos festivais, dentre eles o de Toronto e o de Veneza.

Aviso aos navegantes: o ápice é quando elas se pegam e têm uma luta explícita, praticamente sexual, regada a ecstasy e delírios

A protagonista é ninguém menos que a talentosa Natalie Portman, que estará adicionando mais um trabalho primoroso à sua equilibrada carreira. A antagonista é a interessante Mila Kunis, que deu o ar da graça no trêfego Max Payne (Idem, 2008). Completando o elenco, os poderosos Vincent Cassell (Irreversível / Irreversible, 2002), Wynona Ryder (Garota, Interrompida / Girl, Interrupted, 1999)  e Barbara Hershey (Uma Mulher Perigosa / A Dangers Woman, 1993).
A sempre agradável Portman, atriz de grandes sucessos como Closer -  Perto Demais (Closer, 2004),V de Vingança (V for Vendetta, 2006) e Star Wars II - Ataque dos Clones (Star Wars: Episode II - Attack of the Clones), admitiu em entrevista que  se candidatou ao papel sem ter noção do quanto seria difícil executá-lo. Ela teve um treinamento árduo de nove horas por dia,  durante algumas semanas, e disse que passou a valorizar mais o trabalho das bailarinas após sentir na pele o quão árduo é o ofício dessas mulheres que precisam se exercitar duramente para aparentar graça e leveza no palco. 
Uma boa dica para se conferir mais uma performance de Natalie Portman e descobrir a razão de este filme ter causado elogios e alvoroços nos festivais em que foi apresentado.

Um comentário:

Flávio disse...

Gilvan, também achei este filme interessante. Gosto da Natalie. Pra mim ela é a única que pode tirar o próxima Oscar de Annette Benning. Abs!