sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Ironias do Cinema

Anne Baxter e Bette Davis num duelo de vaidades em "A Malvada" (All about Eve, USA, 1950)

...............................................................................................
Joseph L. Mankiewicz escreveu e dirigiu "A Malvada" (All About Eve, USA, 1950), um grande sucesso do cinema que figura entre os filmes com maior número de indicações ao Oscar.
O filme retrata a projeção de uma jovem atriz (Anne Baxter) que sempre invejou a veterana e respeitada colega de profissão (Davis). Na foto acima, temos a cena em que a personagem de Bette Davis começa a desconfiar de que sua assistente Eve(Baxter) não era tão confiável quanto ela imaginava.

No filme, Baxter se torna uma estrela, no entanto, na vida real, inobstante seu reconhecido talento, a atriz nunca teve muito destaque no mundo cinematográfico, ao contrário de Davis, uma atriz inesquecível que ditou regras até para os grandes estúdios e administrou como nenhuma outra a sua própria carreira.

Ironicamente, na mesma foto, ao fundo, podemos ver uma bela loira em início de carreira: ninguem menos que a espetacular Marilyn Monroe. Sem muito destaque em “A Malvada”, a atriz, posteriormente, viria a se transformar numa das maiores estrelas de todos os tempos, ofuscando todas as outras atrizes de sua geração, inclusive aquelas que protagonizaram o filme em referência.

Nenhum comentário: