terça-feira, 17 de julho de 2012

Pequeno Vídeo, Grandes Cenas...

Alfred Hitchcock

Estou postando novamente o vídeo que eu montei há algum tempo com cenas de filmes do Mestre do Suspense Alfred Hitchcock. Em algumas passagens, é possível identificar técnicas cinematográficas pioneiras do diretor, que foram seguidas (ou imitadas) por discípulos e admiradores da Sétima Arte.

Não foi uma tarefa fácil, pois escolher as cenas e encaixá-las no tempo da música (vocês acreditam numa coisa dessa?), obrigou-me a cortar muitos trechos e a mover partes para adequar o som à imagem.

Na seleção, não poderiam ficar de fora aqueles atores que caíram no gosto do Mestre e que apareceram  em mais de um filme, tais como James Stewart, Cary Grant, Grace Kelly, Tippi Hedren,  Farley Granger, Ingrid Bergman e Vera Miles.

Tive que fazer uma busca no Youtube para achar e inserir trechos que não constavam no vídeo inicial, que serviu de base para minha montagem, pois não seria justo ignorar cenas dignas de serem vistas e revistas pelos fãs de Hitchcock. Dentre elas, destaco:

1 - As cenas do jantar e da viagem de trem de À Sombra de uma Dúvida (Shadow of a Doubt, 1943), declarado pelo próprio Mestre como um de seus filmes preferidos (a história é realmente muito envolvente), em que a jovem Charlie (Tereza Writh) finalmente confronta o seu galante Tio Charles (Joseph Cotten), suspeito de ser um serial killer. Uma mescla de admiração, medo, dúvida e flertes perigosos entre a dupla.

 2 - O ataque das aves furiosas em Os Pássaros (The Birds, 1963), numa produção que lançou e deu  grande destaque à bela loira Tippi Hedren.
3 - O susto na personagem e na platéia em dois grandes momentos do clássico Psicose (Psycho, 1960): a cena em que a determinada irmã da protagonista revista o quarto da Sra. Bates e se assusta com a própria imagem refletida no espelho, e no momento crucial do terceiro ato em que Vera Miles dá um dos mais famosos gritos de horror da história do cinema.
4 - A cena da fuga e do carro desgovernado do casal de picaretas (Bruce Dern e Barbara Harris - ótimos) em Trama Macabra (Family Plot, 1976), filme em que Harris tem uma das performances mais tresloucadas da história de loiras protagonista de filmes de Hitchcock. Alguns dizem que ela esteve exageradamente  chata no filme, mas eu gostei.
5 - O detalhe de sombras no close no rosto dos dois policiais (John Longden e Donald Calthrop) que vão à caça do malandro em Chantagem e Confissão (Blackmail, 1929), filme da fase inglesa do cineasta em que já podemos perceber o estilo de montagem e transição de cenas que viriam a se solidificar na fase norte-americana.
6 - Os momentos de maldade e loucura da Sra. Danvers (Judith Anderson), a governanta que atormenta a vida da jovem segunda esposa de seu patrão, em duas cenas: o incêndio da mansão e a mordaz sugestão de suicídio  dada para insegura Sra. de Winter (Joan Fontaine).
7 - A fuga desesperada de um executivo confundido com um agente, em Intriga Internacional (North by Northwest, 1959). O personagem central, interpretado pelo ator preferido de Hitchcock, o elegante Cary Grant, procura escapar de toda maneira de um avião que o persegue. Também neste filme, cenas de ação e tensão com a mocinha (Eva Marie Saint) correndo perigo e o herói sempre pronto para lutar e defender seu afeto.
8 - As desventuras da malfadada heroína de Janet Leigh em Psicose (Psycho, 1960) e o comportamento sinistro de seu admirador Norman Bates (Anthony Perkins), numa produção que fez um personagem ficar mais famoso que o ator.
9 - As vertigens e os dilemas do detetive interpretado por James Stewart em Um corpo que Cai (Vertigo, 1958), um dos mais respeitado filme do diretor. Como se já não bastassem seus traumas do passado, o detetive ainda precisa lidar com a complexa e requintada personagem de Kim Novak, em seu melhor papel no cinema.
10 - Dúvida e apreensão numa ligação telefônica que decidiria o destino de uma linda  e infiel esposa  (Grace Kelly), em Disque M para Matar (Dial M for Murder, 1954). Do outro lado da linha, o rancoroso e dissimulado marido traído (Ray Milland) não esperava a destreza da jovem mulher...

E, também, antológicas cenas de:
  • Frenesi (Frenzy, 1972);
  • Topázio (Topaz, 1969);
  • Cortina Rasgada (Turn Curtain, 1966), com Paul Newman e Julie Andrews;
  • O Homem Errado (The Wrong Man, 1958), com Henry Fonda e Vera Miles;
  • O Homem Que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much, 1956, com James Stewart e Doris Day;
  •   O Terceiro Tiro (The Trouble with Harry, 1956), que tem a feliz estréia da levada Shirley McLaine no cinema;
  • Ladrão de Casaca (To catch a thief, 1955), com Cary Grant e Grace Kelly;
  • Janela Indiscreta (Rear Window, 1954), com James Stewart e Grace Kelly;
  • A Tortura do Silêncio (I confess, 1952), com Montgomery Cliff;
  • Pacto Sinistro (Strangers in a Train, 1951), com Farley Granger e Robert Walker;
  • Sob o Signo de Capricórnio (Under capricorn, 1949), com Ingrid Bergman e Joseph Cotten; 
  • Festim Diabólico (Rope, 1948), com James Stewart, Farley Granger e John Dall; 
  • Quando Fala o Coração (Spellbound, 1945), com Gregory Peck e Ingrid Bergman.

Bem, vejam o vídeo... 

    .

    Nenhum comentário: