domingo, 20 de novembro de 2011

Elisabeth Shue entra em cena...


O vídeo desta postagem faz uma comparação da perfeita sincronia de uma cena que teve de ser refilmada, praticamente quadro a quadro, para que os espectadores não sentissem o impacto da ausência de dois atores envolvidos na produção.

A franquia De Volta para o Futuro (Back to the Future, 1985)  foi um grande sucesso cinematográfico que, à exceção da terceira parte (Back to the Future Part III, 1990), conseguiu garantir uma história linear e envolvente na segunda parte da trilogia.

Como se tratava de uma grande produção, o decurso de quase quatro anos entre o primeiro filme e a sua continuação (Back to the Future Parte II, 1989) trouxe problemas na escalação do elenco, pois Claudia Wells, que interpretou a namoradinha do herói, e Crispin Glover, que interpretou o pai do protagonista, não estavam disponíveis para reassumirem seus papéis.

Após obter favorável reconhecimento da crítica especializada pelo seu desempenho em Juventude Assassina (River's Edge, 1986), o talentoso Crispin Glover cobrou alto para reprisar o personagem George McFly e não conseguiu chegar a um acordo com os produtores. Ante o impasse, a equipe optou por substituir o ator pelo pouco conhecido Jeffrey Weissman, que se submeteu a uma sofrível caracterização carregada de maquiagem. A participação do pai foi significativamente reduzida nos filmes seguintes, causando alguns momentos embaraçosos, como tomadas distantes, cenas rápidas e citações em momentos nos quais o personagem poderia estar presente.


No caso de Claudia Wells, a atriz já havia feito testes de figurino e gravado umas poucas cenas quando teve a desagradável notícia de que sua mãe teria de se submeter a um rígido tratamento contra um  tumor malígno. Desestabilizada, a jovem solicitou afastamento da produção para acompanhar a mãe nesse momento delicado. Alguns sites de cinema contam que os produtores achavam a atriz fraca para convencer na cena em que a namoradinha jovem contracenava com ela mesma no futuro, razão pela qual não fizeram muita objeção ao desligamento da moça.


O problema é que os roteiristas estabeleceram que a primeira cena do segundo filme seria exatamente a última do primeiro, sendo necessária a presença da garota.

Para substituí-la, a produção convidou a estrela em ascensão Elisabeth Shue, que havia se tornado a nova queridinha americana após o surpreendente sucesso de Uma Noite de Aventuras (Adventures in Babysitting, 1987).




E não deu outra: a atriz provou sua eficiência e brilhou nas duas continuações. É uma pena que essa loira belíssima tem se envolvido em produções de gostos duvidosos recentemente. Porém, vez ou outra, ela dá o ar da graça em competentes filmes de estúdios menores, mostrando que a maturidade só lhe fez bem.

Na sequência, confiram a genialidade da equipe de produção da Parte II, que refilmaram com perfeição a última cena do primeiro filme, substituindo Claudia Wells e Crispin Glover por Elisabeth e Jeffrey (em uma curta aparição), respectivamente : - ).



Em tempo: notem como o sempre agradável Michael J. Fox (que atualmente sofre com o Mal de Parkinson) parece o mesmo garoto em filmagens feitas com 4 anos de diferença.

2 comentários:

Flávio disse...

Oi Gilvan Pelo video dá pra ver que a garota era sim meio inexpressiva. Ainda bem que a Elizabeth ficou. Gosto dela, quem sabe ela não tem um comeback.

Marko Ramone disse...

Gosto da Elizabeth mas se tivesse sido com a Claudia teria sido mais original. O interessante são os detalhes das cenas, existem diferenças no cenário como uma vassoura e pás por trás da pick-up, bem como os arbustos por trás da moça. Interessante....