
.
Nos Estados Unidos, Zimbalist é uma atriz de grande prestígio junto ao público televisivo, no entanto, como outras estrelas norte-americanas, ela não teve nenhum trabalho no cinema que emplacou.
.
Stephanie iniciou sua carreira desempenhando um papel importante no filme Yesterday's Child (1977), ao lado de atrizes consagradas como Shirley Jones e Geraldine Fitzgerald. A partir de então, a atriz atuou em vários e ininterruptos filmes, tendo destaque o bom drama "A longa viagem de volta" (Long Journey Back, USA,1978) e o suspense psicológico "A Enviada do Mal" (The Babysitter, USA, 1980).

Ela estava com sua carreira sólida quando aceitou ser a "mocinha" do seriado de TV Remington Steele, protagonizado por Pierce Brosnan, e acabou roubando muitas das cenas do até então pouco conhecido 007. O seriado, que foi intitulado "Jogo Duplo" aqui no Brasil, teve seis temporadas de sucesso durante os anos de 1982 a 1987.

.
Mas foi com o longa feito para TV Caroline? (Caroline?, USA, 1990), dirigido por Joseph Sargent, que Stephanie Zimbalist teve a oportunidade de brilhar num papel delicado e desafiador.

O filme nos traz a história de uma bela balzaquiana (Zimbalist) que chega no lar de Paul Carmichael, um velho e bondoso milionário (interpretado por George Grizzard), alegando ser sua filha Caroline Carmichael, uma garota que estava desaparecida há 15 anos. O sumiço havia ocorrido durante uma viagem a passeio, quando Caroline ainda era uma adolescente. O homem, diante da incrível semelhança e do pleno conhecimento da moça sobre peculiaridades da família, aceita aquela estranha com muita emoção e carinho. A explicação sobre o tempo ausente é respaldado por uma convincente história de problemas emocionais causados no acidente que ela havia sofrido, mas a garantia de sua aceitação acaba sendo a singularidade no comportamento e nos gestos que ela tinha de Caroline.

No entanto, Grace (Pamela Reed, de Um tira no jardim de infância), a atual esposa de Paul, desconfia de que aquela mulher recatada não é a adolescente extrovertida e inquieta que ela conhecia somente por fotos e informações. Pensando em preservar a fortuna para seus filhos, o nerd Winston Carmichael (Shawn Phelan) e a deficiente Heidi (Jenny Jacobs), Grace inicia uma série de eventos para averiguar se aquela moça era mesmo a adolescente desaparecida, chegando a promover uma festa com os antigos colegas de escola de Caroline a fim de desmascarar a possível intrusa. Ao mesmo tempo em que Grace se frustra com cada tentativa de provar que a moça é uma impostora, Caroline também comete alguns vacilos, o que poderia ser significativo ou não, visto que a garota havia sofrido uma amnésia temporária depois do acidente, no entanto, os erros, algumas vezes, nos induzem a acreditar que a madrasta poderia estar certa.
.
Inobstante os desentendimentos, Caroline se mantém serena e inicia um suave processo de aproximação com seus irmãos, à medida que conquista cada vez mais seu pai adoentado.
.
Inobstante os desentendimentos, Caroline se mantém serena e inicia um suave processo de aproximação com seus irmãos, à medida que conquista cada vez mais seu pai adoentado.

O interessante na produção é que a trama não se resume somente à questão da moça ser ou não Caroline, sendo complementada com o envolvimento da "natimorta" com os meio-irmãos, em especial, com a Heidi, a garota que tem deficiência física e parcialmente mental, assim como com a relação de amizade com a enigmática Flora Atkins (interpretada com sutileza pela veterana Dorothy McGuire).
.
.
O desenvolvimento do filme é bem eficaz e mantém a atenção do início ao fim. Quanto ao final, só posso dizer que foi o mais acertado possível, deixando uma mensagem terna, simbólica e ambígua.
.
.
Com ótima reconstituição de época, bem produzido e tendo sido vencedor do Emmy em três categorias, incluindo Melhor Direção de Drama Produzido para TV, e indicado ao Golden Globe de Melhor Atriz em Filme Feito para TV (Zimbalist), "Caroline?" é uma produção que merece ser conferida.
3 comentários:
Oi Gilvan, não conhecia o filme, nem a atriz. Gostei da sutileza ao colocarem um sinal de interrogação no título. Abs!
lembro desse filme quando era criança e nunca esqueci rss estou procurando um site para assisitr. Me avise qdo achar. Obrigada
Aviso, sim, Mirian. Abraços!
Postar um comentário