quarta-feira, 14 de março de 2012

John Carter: Entre Dois Mundos


O filme John Carter: Entre Dois Mundos (John Carter, 2012) é uma boa mistura de velho oeste, batalhas épicas e aventura espacial. Embora a fusão pareça perigosa, a trama consegue ser envolvente e distribuir bem cada universo ao longo da história.

O longa é inspirado numa coleção de romances escrita por Edgar Rice Burroughs, o autor de Tarzan, e respeita o argumento que serviu de base para outros cineastas e para o universo de histórias em quadrinhos.


O personagem John Carter é um ex-capitão da Guerra Civil Norte-Americana que, fugindo de um bando de índios e do xerife de um vilarejo, entra numa caverna e se depara com um ser muito estranho. Após um contato nada amigável, ele é transportado misteriosamente para o Planeta Marte. As causas que levaram o herói para aquele lugar não são esclarecidas prontamente, fazendo com que as principais ações do primeiro ato se concentrem na busca por um retorno ao seu mundo.

Em meio a criaturas estranhas e outros seres semelhantes aos humanos, Carter se envolve numa batalha pela liberdade de um povo. Apesar do perfil corajoso e idealista, fica evidente que o real motivo de o herói abraçar a causa é a paixão que surge entre ele e princesa da população ameaçada.


O filme arrasta o enlace amoroso entre Jonh Carter e a Princesa Dejah Thoris, usando o velho clichê do homem amargurado por ter a esposa e o filho mortos pelos inimigos. Apesar disso, depois de um certo momento, tem-se a impressão de que as coisas acontecem rápido demais. Vai saber...

O excesso de computação gráfica, em poucos momentos, compromete a visual de algumas cenas, mas, no conjunto, a significativa qualidade arrebata o público com imagens espetaculares. E não podemos desconsiderar que essa tecnologia garantiu tomadas que não ficariam visualmente possíveis sem a sua utilização.

Encarnando um herói valente, Taylor Kitsch, de O Pacto (The Covenant, 2006) se sai bem na composição do personagem, apesar de não ter o carisma necessário a um protagonista tão importante. A belíssima Lynn Collins (de X-Men Origens: Wolverine, 2009) não convence nas cenas em que a princesa se revela uma cientista aplicada, mas, em contrapartida, acerta nos momentos de emoção.



Samantha Morton, Willem Dafoe e Thomas Haden Church emprestam suas vozes e suas expressões faciais às estranhas criaturas da tribo Thark, que, apesar de parecerem assustadores, conquistam o público com seus dilemas e suas ações semelhantes aos dos humanos. Por outro lado, Mark Strong entra no piloto-automático e faz um vilão parecido como os outros que andou interpretando em seus últimos filmes.



Dentro de uma história tão complexa e cheia de reviravoltas, as motivações do herói se aproximam do público por estarem próximas de sentimentos tão comuns no homem e na sua relação com o universo. Talvez por isto os tropeços sejam relevados e o filme se torna um entretenimento agradável, mas nada além disso.


2 comentários:

Flávio Junio disse...

Gilvan, se for parecido com o original Furia de Titãs já está bom e aumenta ainda mais o clima nostálgico, daquelas produções que apostam em efeitos especiais, precários na ótica atual, mas que eram os mais modernos tecnologicamente.Abs!

Gilvan disse...

Grande Flávio, é um bom filme, mas acho que esse John Carter não entrará na galeria de filmes nostálgicos. Fúria de Titãs e vários outros filmes de tecnologia ultrapassada continuam me causando admiração. Abraços.