sábado, 4 de setembro de 2010

Homenagem a Alfred Hitchcock

A genial Jodie Foster fazendo as vezes de Tippi Hedren em Os Pássaros (The Birds, 1963)
Diante da onda de remakes que vem inundando Hollywood com produções fracas e elenco escolhido por outro motivo que não o talento, a revista Vanity Fair, num momento de criatividade, decidiu recriar cenas clássicas de filmes do Mestre do Suspense Alfred Hitchcock, utilizando astros da atualidade.

No cenário de refilmagens ruins, torna-se agradável idealizar produções que, talvez, nunca saiam de projetos, mas que pelo menos nos proporcionam imagens marcantes e nos poupam do desgosto de assistir algo decepcionante.


As fotomontagens estão no artigo “The 2008 Hollywood Portfolio: Hitchcock Classics”, na edição de março de 2010 de revista.


Algumas escolhas foram acertadas, pois sugeriram atores que têm linhas de interpretação adequadas à atmosfera do filme proposto, tendo ocorrido também a sugestão de astros que possuem semelhanças físicas e artísticas com os atores dos filmes originais.


Eu também gostei de ver Jodie Foster e Naomi Watts, duas de minhas atrizes favoritas, nas sugestões para o clássico Os Pássaros (The Birds, 1963) e para o mediano Marnie - Confissões de Uma Ladra (Marnie, 1964). Curiosamente, Watts esteve cotada para a refilmagem de Os Pássaros, o que reforçou o apelido maldoso que a atriz ganhou em Hollywood de Miss Remake. Felizmente, ou infelizmente, o projeto está na gaveta.


No aspecto "nada a ver", posso dizer que me decepcionei com a imagem de Renée Zellweger para fazer o papel que consagrou Kim Novak no cult Um Corpo que Cai (Vertigo, 1958), assim como ver o roliço e desengonçado Seth Rogen no lugar do sofisticado Cary Grant em Intriga Internacional (North by Norhwest, 1959), um filme que é considerado um dos grandes trabalhos técnicos do Mestre. Quanto a Zellweger, a atriz tem rosto de menina ingênua e não se adequaria ao papel de uma loira fria, clássica e distante, perfeitamente defendida por Novak. A outra inadequação ficou com o uso da imagem de Marion Cotillard.
Falando em requinte, outro filme que segue essa linha é Ladrão de Casaca (To Catch a Thief, 1955), também estrelado por Cary Grant. A Vanity Fair sugeriu o bacana e performático Robert Downey Jr. para o papel, trazendo a imagem de sua colega do arrasa-quarteirão Homem de Ferro (Iron Man, 2008), a elegante e talentosa Gwyneth Paltrow, para assumir o posto da princesa Grace Kelly.

Falando da princesa, temos a fotomontagem de mais um filme estrelado por Grace Kelly, que traz Charlize Theron no papel da esposa infiel em Disque M para Matar (Dial M for Murder, 1954). Uma escolha  acertada, visto que Theron tem todos os atributos para o papel da loira infiel, bonita e sofisticada.

Outra sugestão agradável. O aspecto tenso da personagem Marnie seria bem conduzido por uma atriz de  potencial como Naomi Watts. Tippi Hedren, a belíssima loira do original, não tem o mesmo talento de Watts.


Estranha também é a sugestão de Marion Cotillard para o papel que tornou Janet Leigh uma lenda viva para o cinema. É certo que ninguém duvida da competência da oscarizada Cotillard, mas fica difícil imaginá-la nas demais cenas do clássico Psicose (Psycho, 1960). Será que ainda há tempo de sugerir  a deliciosa Jamie Lee Curtis?
Seth Rogen sugerido para o papel que foi de Cary Grant em Intriga Internacional (North by Northwest, 1959)

Renée Zellweger sugerida para o papel que foi de Kim Novak em Um Corpo que Cai (Vertigo, 1958)


Emile Rirsch e James McAvoy, provavelmente, acertariam o tom  no dueto entre o tenista certinho e o playboy descompensado no intrigante Pacto Sinistro (Strangers on a Train, 1951). Farley Granger e Robert Walker deram vida a esses personagens na produção de Hitchcock.


Em Rebecca, a Mulher Inesquecível (Rebecca, 1940), Joan Fontaine sofreu com os jogos cruéis de uma governanta diabólica interpretada por Judith Anderson. Numa sugestão bem coerente, visto que o filme se passa no Reino Unido, nada melhor do que trazer a imagem da excelente atriz inglesa Keira Knightley. Jennifer Jason-Leigh, acostumada a papéis de mulheres histéricas, também ficaria bem no papel da malvada Mrs. Danvers.

Nenhum comentário: