sábado, 25 de setembro de 2010

Frases Memoráveis do Cinema - 1ª Parte

Assim como no Top 10 das Mais Belas Mulheres da História do Cinema, para fechar esta postagem eu consultei várias listas das Melhores Frases do Cinema. O texto a seguir também me tomou um certo tempo por ter demandado busca por fotos, organização das informações e verificação das procedências. Aproveitando o ensejo, informo que as postagens Suspense, Sustos e Loiras Surpreendente, Caroline?, O Chamado e Quem é Jeff East? foram verdadeiras consolidações de pesquisas.


Revistas, jornais e, principalmente, a internet (leia-se Google) foram minhas fontes de informação. Também li todas as frases da última divulgação feita pela AFI (American Film Institute), que tem tradição de, a cada ano, eleger os “100 mais” de alguma coisa.


Todas as frases foram checadas nas sessões Quotes do IMDb (Internet Movie Database), o que me fez constatar que as pessoas não têm cuidado em escrever ou transcrever informações, visto que muitos sites apresentavam as frases com erros de referência (equivocando-se até com relação ao ator) e erros de redação (tempos verbais incorretos foram identificados).


Eu não quis escrever todas, pois, desta forma, seria a cópia do trabalho de algum lugar. Assim sendo, inseri algumas que eu achei que deveriam constar na lista de frases memoráveis, excluí aquelas que não me marcaram, tampouco me pareceram singulares, e mantive aquelas que eu realmente gostei.

Sim, é uma lista sincera.

Não vou postar todas de uma vez. Segue, então, a primeira leva. :-)


A frase: “Why so serious?” (Por que tão sério?)
Quem proferiu: Coringa (Heath Ledger)
Qual filme: Batman - O Cavalheiro das Trevas (The Dark Knight, 2008)

A frase: ''You don't understand! I coulda had class. I coulda been a contender. I could've been somebody, instead of a bum, which is what I am'' (Você não entende! Eu poderia ter classe! Eu poderia ser um lutador. Eu poderia ter sido alguém, ao invés de um vagabundo, que é o que eu sou).
Quem proferiu: Terry Malloy, o personagem do super astro Marlon Brando, no filme Sindicato de Ladrões (On the Waterfront, 1954)


A frase: "I see dead people" (Eu vejo pessoas mortas),
por Cole Sear (Harley Joey Osment), em O Sexto Sentido. (The Sixth Sense, 1999)

A frase: Houston, we have a problem." (Houston, nós temos um problema)
Quem disse: o astronauta Jim Lovell (Tom Hanks)
Qual filme: Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo (Apollo 13, 1995).



A frase: I`ll be back” (Eu voltarei)
O Exterminador "Arnold Schwarzenegger"do Futuro
O Exterminador do Futuro (Terminator, 1980)



A frase: "You make me wanna be a better man" (Você me faz querer ser um homem melhor)
Quem disse: Melvin (Jack Nicholson)
No filme: Melhor Impossível (As Good as It Gets, 1997).
As frases:
We`ll always have Paris” (Nós sempre teremos Paris)
 "I think this is the beginning of a beautiful friendship" (Eu penso que isto é o início de uma bela amizade) e "Here's looking at you, kid." (Estão de olho em você, garota)
Todas proferidas pelo personagem de Humphrey Bogart no filme Casablanca (Idem, 1942).

A frase: You can't lose something you never had.” (Você não pode perder alguém que nunca teve.)
De quem: Kate Hudson (como Andie). 
No filme: Como Perder um Homem em 10 dias (How to Lose a Guy in 10 Days, 2003)


A frase: "I´m gonna make him an offer he can´t refuse" (Eu vou fazer uma proposta que ele não poderá recusar), por Marlon Brando (como Don Corleone), em O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972).


A frase: "I want to be alone." (Eu quero ficar sozinha)
Quem proferiu: Greta Garbo
Grand Hotel (1932).

A frase: "I'm not your fucking mommy!" (tradução não permitida)
Proferida por Naomi Watts (como Rachel Keller), no filme O Chamado 2 (The Ring 2, 2005), e também por Vera Farmiga (como Kate Coleman), no filme A Órfã (Orphan, 2009).

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei Gilvan. Todas frases de efeito e memoráveis.