quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Quem é Jeff East?

É comum alguns atores mirins não conseguirem se firmar no estrelato quando adultos. Temos casos recentes de verdadeiros astros infantis que já estão sentindo o peso do ofício.

Na postagem sobre o filme “Terror Mortal” (Deadly Strangers, UK, 1974), citei a atriz Hayley Mills, que fez uma sucessão de bons filmes quando criança, mas que, depois de adulta, não conseguiu manter o mesmo prestígio.

Foi o que aconteceu com o talentoso ator Jeff East. Assim como Mills, ele protagonizou produções da Disney e fez uma série de filmes de sucesso na sua infância e adolescência. Em virtude de seu sucesso em comerciais de TV, programas adolescentes e dos próprios trabalhos como ator, ele foi, muitas vezes, destaque da famosa revista teen norte-americana Tiger Beat.

Jeff East e Phyllis Thaxter em cena de Superman (1978)
....................................
Por ironia, a sua grande chance no cinema marcou o início do declínio de sua carreira. Jeff East interpretou o jovem Clark Kent, na fase Smallville, da mega-produção “Superman O Filme” (Superman – The Movie, USA, 1978), trabalho que lhe rendeu maior relevância junto a um público mais diversificado.

Jeff East e o ícone do cinema Glenn Ford, também em cena de Superman (1978)
................................................

Em entrevista, Richard Donner, o diretor de Superman (1978), elogiou o trabalho de East e manifestou sua admiração pelo ator que foi selecionado entre centenas de jovens.

No entanto, East ficou muito desapontado com a decisão dos produtores ao saber que, na edição final do longa, ele seria dublado por Christopher Reeve (o inesquecível e insuperável Superman/Clark Kent na fase adulta), o que de fato aconteceu. A justificativa foi a de que East tinha a voz muito anasalada e diferente da voz bem impostada de Reeve, o que poderia trazer uma certa estranheza para os espectadores. E não foi só isso, o ator (East), que é loiro, não quis pintar seus cabelos cacheados. A opção foi o uso de uma peruca, o que também o desagradou ao ver o resultado nas telas (em algumas cenas, fica visível que o cabelo armado não é dele).

Após "Superman", podemos citar alguns (poucos) bons filmes que East participou:

"Bênção Mortal" (Deadly Blessing,USA, 1981), um dos primeiros filmes de destaque da super estrela Sharon Stone, onde East faz o papel de um religioso reprimido que morre de vontade de experimentar as boas coisas da vida.

"A Vingança do Diabo" (Pumpkinhead, USA, 1989), um filme de terror cult do especialista em efeitos especiais Stan Winston (exercitando seu lado diretor nesse longa), onde East contracena com Lance Henriksen e Cynthia Bain.

"O Dia Seguinte" (The Day After, USA, 1983), o famoso filme feito para TV e exibido nos cinemas aqui no Brasil, onde o ator aparece ao lado do ótimo Jason Robards e de outros atores de peso: JoBeth Williams, Steve Guttenberg, John Lithgow, Amy Madigan, dentre outros.

Uma boa notícia é que o ator, após um período afastado, voltou à ativa no filme de terror "Last Breath" (2008), ainda sem título em português.

Boa sorte, Jeff!

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns por nos apresentar uma reportagem sobre "famosamente anônimo" Jeff East! Procurava algo sobre ele há anos na net mas a informação mais completa sobre ele foi a que li acima...Valew!!