sábado, 5 de abril de 2014

Grand Piano

Com a chamada "Se errar uma nota, você morre" e um poster com recortes bem escolhidos, Grand Piano (2013) despertou-me interesse logo na primeira vez que vi o anúncio. Além disso, o longa tem o talentoso Elijah Wood como protagonista e o quase astro John Cusack como o vilão. O filme foi produzido na Espanha e ganhou uma fotografia que valorizou o aspecto grandioso e labiríntico proposto pelo longa. Porém, ao ler a sinopse, pensei: "Vai ter filme o bastante para um argumento como esse?" Teve. 


A história é boa, a interpretação de Wood é convincente e o desenvolvimento bem acertado. Um jovem pianista (Wood), após um trauma causado na sua última apresentação, fica cinco anos sem tocar para o grande público. Nos dias de hoje, casado com uma atriz em ascensão, ele aceita o convite para retornar ao ofício, devendo executar algumas músicas tocadas por mestres. Com o teatro lotado, ao abrir a partitura, está escrito que se ele errar uma nota, ele irá morrer ali mesmo. 


Aos poucos ele percebe que não se trata de uma brincadeira. Diante do perigo crescente, o frágil protagonista precisa superar seu trauma, salvar a si e à sua esposa e descobrir quem o está ameaçando. E mais: por quê? E tudo isso durante o concerto. "Si fallas una nota, estás muerto" (no poster espanhol) e "Play or Die" (no poster norte-americano). 

Aqueles que assistem a cópias dubladas perderão a importância do trabalho de interpretação de John Cusack, que praticamente não aparece em cena, emprestando sua voz sussurrante em vários momentos de tensão, o que denota que a arte do ator é magnífica, mesmo quando se restringe apenas à fala.

O título em português é Toque de Mestre e nos mostra, mais uma vez, a "criatividade" empolgante dos "responsáveis" brasileiros.

Apesar de Elijah estar sempre com a cara de menino inocente e não conseguir fugir de seu jeito frodo de ser, o ator faz o possível para instaurar o medo da situação e as dificuldades emocionais do pianista. E acerta.

Prendeu-me a atenção.


Nenhum comentário: