sábado, 1 de agosto de 2009

Não quero mais

Atores que resolveram seguir outro caminho

Existem atores que sonham em ter uma oportunidade para mostrar o seu talento e imaginam que um bom papel será somente o início de uma grande aventura. No entanto, existem aqueles que por competência ou pelo fator sorte conseguem um trabalho de destaque, mas que, depois de sentirem o gosto do sucesso, decidem procurar outra profissão.

Não me refiro àqueles casos em que o artista é esquecido e fica sem oportunidade de trabalho, mas sim sobre quatro atores que se apresentaram em bons trabalhos ainda bem jovens, alguns ainda crianças, e que, por decisão própria, optaram por não continuar na carreira de ator.
.
Dois deles apareceram em filmes de grande sucesso e os outros dois em prestigiadas séries de TV.

Josh Saviano se destacou como Paul Pfeiffer, o nerd sensível e carismático do seriado Anos Incríveis (Wonder Years, 1988-1993), e ganhou muitos fãs com a fala mansa e soprosa que emprestou ao personagem. Devido ao grande sucesso de público e crítica, a série teve seis temporadas e, assim como seus colegas de elenco, o pequeno gênio Fred Savage e a engraçadinha Danica McKellar, Josh Saviano trabalhou do início ao fim, permitindo que os espectadores acompanhassem o seu crescimento. O garoto magrelo e narigudo terminou a série como um rapaz magrelo e narigudo. Somente a altura foi uma mudança visível.
.
Os protagonistas seguiram a carreira artística, mas Josh Saviano se dedicou aos estudos acadêmicos e se graduou em Direito pela Yeshiva's Benjamin N. Cardozo School of Law, de Manhattan. Atualmente, o ex-ator é um respeitado advogado que atua na cidade de Nova York.

Recentemente, Josh, ou melhor, o Procurador Joshua David Saviano teve de vir a público para esclarecer um boato hilário que tomou conta de vários sites de cinema e rock da internet. Espalharam pela rede que o desaparecido ator era ninguém menos que o polêmico músico Marilyn Manson. Em virtude da semelhança de alguns traços dos dois artistas, principamente o narigão, e do fato de Saviano ter sumido da mídia, muitos internautas afirmavam que os dois eram a mesma pessoa. O cantor, que não se importa com escândalos e lenda urbanas, somente se manifestou após saber que o fato incomodava o jurista. Mostrando as contas, Manson estaria com 19 anos na data do primeiro episódio do seriado, não podendo ser, portanto, a criança que o público viu crescer ao longo de Anos Incríveis. Para finalizar, o debochado ainda arrematou a situação com a frase seguinte: "Se eu tivesse feito esse seriado, eu não teria feito o papel do nerd, teria feito o papel da Winnie [a namoradinha do protagonista]".

Depois de interpretar o garoto Charlie Buckett de "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (Willy Wonka & the Chocolate Factory, 1971), o pequeno ator Pete Ostrum retornou aos seus estudos na escola e não teve mais contato com o mundo artístico. Nesse filme, além de atuar, Peter Gardner Ostrum interpretou a canção "I've Got a Golden Ticket". O loirinho simpático (mais engraçadinho do que talentoso) realmente não se deslumbrou com o sucesso do filme e seguiu sua vida, abraçando com naturalidade o seu "papel" de menino "normal".

Durante um certo tempo, ele foi reconhecido e identificado como o protagonista de um dos filmes infantis mais citados no mundo do cinema, no entanto, a perda do reconhecimento não se configurou como uma lástima para Ostrum.
.
Em citação pessoal no site IMDb, o ex-ator declarou que viu o seu trabalho no cinema como uma boa experiência, mas não pensava naquilo como sua profissão. Quando o filme terminou, Peter Ostrum disse que era como se aquilo nunca tivesse acontecido. Ele tinha voltado a ser um garoto de novo. Casado e pai de duas crianças, hoje o ator se dedica à sua área de formação, ele se graduou em Medicina Veterinária e trabalha em Nova York.

Douglas Emerson não chegou a conhecer o sucesso, mas tinha tudo para se tornar uma sensação junto ao público adolescente, visto que seus colegas de elenco se tornaram verdadeiros ícones nos anos 90. Por opção, o jovem ator deixou o elenco de Barrados no Baile (Beverly Hills, 90210, 1990- 2000) para seguir a carreira militar.
.
O seriado não lançou nenhum astro cinematográfico (não podemos citar a oscarizada Hillary Swank, pois a atriz teve apenas uma breve participação na série), porém é incontestável que seu elenco ficou famoso e ganhou dinheiro, tendo como uma boa referência para o currículo esse trabalho na série. Shannen Doherty, Jennie Garth, Brian Austin Green e Tori Spelling têm prestígio e crédito nos seus trabalhos televisivos. O mesmo poderia ter acontecido com Emerson, que trabalhou somente nos primeiros dois anos da série.

Fazendo o papel de Scott Scanlon, o amigo tranquilo de David Silver (Brian Austin Green), o loiro simplesmente desapareceu do seriado e da vida artística rumo a uma outra missão. O ator ingressou na Força Aérea Americana, seguindo uma tradição familiar, posto que seu pai também havia servido a Força Aérea Britânica. O ator é casado e pai de duas crianças.

lan Mitchell-Smith, um rapaz de corpo esguio e olhar inocente seguia seus estudos de ballet quando foi descoberto por um agente de elenco que procurava jovens atores para um filme do renomado Sidney Lumet. Tendo se saído bem no teste, o jovem ator, então com apenas 13 anos, interpretou o jovem Daniel na produção de mesmo nome. Após essa feliz estréia no cinema (antes ele havia feito um filme para TV), o bailarino atuou no bom filme Vida Selvagem (The Wild Life, 1984) que revelou promissores atores como Chris Penn, Lea Thompson e Eric Stoltz. Na sequência, ele foi convidado para fazer um dos protagonistas do grande sucesso do cinema Mulher Nota 1000 (Weird Science, 1985), um filme que se tornou uma sensação dos anos 80 e que ganhou uma série para TV nos anos 90.


O que poderia ser uma chance de solidificar uma carreira, marcou o ápice da carreira do ator. Depois da boa experiência ao lado de Anthony Michael Hall e Kelly Le Brock, o ex-bailarino fez alguns poucos trabalhos medianos para o cinema e para TV até encerrar sua carreira artística em 1991. O garoto aproveitou sua inteligência para realizar o sonho de se destacar no mundo acadêmico. Graduou-se em História, fez doutorado na área e se tornou professor títular numa universidade norte-americana.
.
Antes de terminar esta postagem, eu resolvi, mais uma vez, checar o ótimo IMDb e, diante de novas informações, eu excluí deste artigo a parte relativa a dois outros atores que também tinham se afastado da carreira de ator. Os ex-desistentes, após anos de ausência, retornaram à ativa e já apresentam novos trabalhos. Que sejam bem-vindos de volta: David Charvet, de Baywatch e Melrose Place, e Andrew Shue (o irmão de uma das minhas atrizes favoritas, Elisabeth Shue).
Quanto aos outros, façamos votos de sucesso no outro ofício.

2 comentários:

Márcio disse...

Só esse cabra mesmo pra nos trazer essas preciosas informações da telona e da telinha. Completando a lista, outro dia li uma matéria sobre a Emma Watson, a inglesinha que interpreta Hermione Granger, no Harry Potter. Ela dizia que, quando terminasse os filmes, não iria mais querer saber de atuar. ;0)

Gilvan disse...

Pois é, Grande Márcio, alguns dizem isso, mas não são todos que mantém a decisão. No Orkut, meu amigo Flávio sugeriu que eu pesquisasse sobre a Anna Chlumsky (de Meu Primeiro Amor)e das garotas do Goonies, mas eu preciso saber se elas desistiram da carreira ou se elas perderam espaço, o que, para esta postagem, não se encaixaria.
Vamos ver se a Emma Watson vai mesmo deixar de ser atriz, o que sei dela é que a garota praticamente só atuou na cinessérie Harry Potter, fez voz numa animação e um participação em filme de TV. Talvez seja sério. Abração, amigo!!